WASHINGTON, 28 DEZ (ANSA) – Os Estados Unidos e a Rússia terão uma reunião bilateral sobre a crise ucraniana e questões envolvendo a segurança no próximo dia 10 de janeiro, confirmam fontes para as agências de notícias AFP e Sputnik nesta terça-feira (28).
Em entrevista aos franceses, um porta-voz da Casa Branca afirmou que os EUA estão “desejando iniciar um diálogo com a Rússia” e que um encontro entre Moscou e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) pode já acontecer no dia 12 do mesmo mês.
Na sequência, os russos também poderiam se reunir com a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE). A Sputnik também confirma as mesmas datas e a ordem dos encontros.
Ainda em entrevista à agência estatal, o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, afirmou que seu país “está agora preparando para firme e efetivamente seguir a agenda de defesa de seus interesses e rejeita fazer concessões que seriam unilaterais e que não levariam em conta os nossos interesses”.
A relação entre EUA e Rússia se deteriora ano após ano, mas, em junho deste ano, os presidentes Joe Biden e Vladimir Putin se reuniram formalmente para tentar melhorar o diálogo entre as partes. No início de dezembro, os líderes se encontraram virtualmente para debater, especificamente, questões referentes à Ucrânia, à Otan e à segurança (física e digital).
Dias depois, os russos enviaram um “tratado de paz” para as relações dos dois lados, mas ressaltaram que não aceitam que a Ucrânia se uma à organização militar ocidental. Para Moscou, isso colocaria o país em situação de perigo.
Por outro lado, há temores de que Putin ordene uma invasão do território ucraniano, já que semana após semana há aumento de tropas militares russas nas áreas de fronteira. (ANSA).