EUA e Rússia trabalham para desorbitar Estação Espacial

ROMA, 9 ABR (ANSA) – A Nasa e a Roscosmos, agências espaciais dos Estados Unidos e da Rússia, respectivamente, estão trabalhando em um plano detalhado para desorbitar a Estação Espacial Internacional (ISS).   

De acordo com a agência de notícias russa Tass, citando Ken Bowersox, funcionário da Nasa, ainda não há informações concretas de quando isso poderá acontecer.   

“Estamos trabalhando juntos para elaborar um plano detalhado de como fazer isso. Existe a possibilidade de nos distanciarmos, mas também de nos aproximarmos. Nós estamos trabalhamos em equipe com nossos colegas russos e todos os outros parceiros internacionais”, explicou Bowersox.   

Em fevereiro, o bilionário Elon Musk, dono da SpaceX, escreveu em suas redes sociais que era o momento adequado de “começar os preparativos para a desorbitação da ISS”, pois ela já “cumpriu seu propósito” e possui atualmente “pouca utilidade adicional”.   

A Nasa e seus outros parceiros internacionais se comprometeram a manter a Estação Espacial ativa até 2030, com exceção da Rússia, que garantiu apoio por mais três anos.   

(ANSA).