WASHINGTON, 10 ABR (ANSA) – As delegações dos Estados Unidos e da Rússia, que se reuniram nesta quinta-feira (10) em Istambul, na Turquia, concordaram em assinar um acordo sobre o acesso a serviços bancários para diplomatas dos dois países.
As negociações, que duraram várias horas, foram encabeçadas por Sonata Coulter, vice-secretária de Estado adjunta para a Rússia e Europa Central, e pelo novo embaixador de Moscou em Washington, Alexander Darchiev.
“As delegações trocaram notas para finalizar um entendimento para garantir a estabilidade das operações bancárias diplomáticas para as missões bilaterais da Rússia e dos EUA”, informou o comunicado do Departamento de Estado americano.
Darchiev, citado pela agência de notícias russa Tass, mencionou que as conversas ajudaram progredir na normalização das missões diplomáticas das duas nações. O russo acrescentou que tudo aconteceu em uma “atmosfera positiva”.
Durante o encontro, os EUA também expressaram suas preocupações sobre os funcionários da embaixada americana, que estão em negociações em Istambul para restaurar algumas das operações de seus postos diplomáticos que foram reduzidas após a invasão da Ucrânia por Moscou.
A Casa Branca informou anteriormente que a reunião com a delegação russa não iria debater o conflito em Kiev, pois o desejo das autoridades era se concentrar exclusivamente em questões das relações entre os dois Estados. (ANSA).