ROMA, 19 ABR (ANSA) – Delegações dos Estados Unidos e do Irã realizaram neste sábado (19), em Roma, uma segunda rodada de negociações sobre o programa nuclear do país persa mediadas por Omã.
A reunião durou cerca de quatro horas e foi organizada na embaixada omani na capital italiana. A equipe americana foi liderada pelo enviado do presidente Donald Trump para o Oriente Médio, Steve Witkoff, enquanto o time iraniano foi encabeçado pelo ministro das Relações Exteriores, Abbas Araghchi.
Segundo a imprensa do Irã, o clima das negociações foi “construtivo”, e uma nova rodada de tratativas pode acontecer “nos próximos dias”. A primeira reunião ocorreu em 12 de abril, em Mascate, capital de Omã.
Antes das conversas deste sábado, Araghchi se encontrou com o vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, e pediu um acordo “lógico e racional” que leve à remoção das sanções econômicas contra o Irã.
“Os países europeus e a comunidade internacional devem adotar uma posição responsável, longe dos estereótipos impostos”, salientou. Já Tajani disse esperar uma “solução positiva para o Oriente Médio”.
Washington e Teerã chegaram a assinar um acordo sobre o programa nuclear iraniano em julho de 2015, ao lado de Alemanha, China, França, Reino Unido, Rússia e União Europeia, porém Trump rasgou o tratado em 2018, durante seu primeiro mandato como presidente.
O governo americano, assim como Israel, acusa o regime islâmico de buscar o desenvolvimento de armas nucleares, porém Teerã afirma que seu programa de energia atômica tem fins pacíficos. (ANSA).