Estados Unidos e Índia estabeleceram um roteiro para a cooperação da indústria militar nesta segunda-feira (5), enquanto o gigante asiático busca reduzir sua dependência de armas russas e tem tensões com a China.

“Estabelecemos um novo roteiro ambicioso para a cooperação industrial de defesa que acelerará os projetos prioritários de codesenvolvimento e coprodução”, disse o secretário de Defesa americano, Lloyd Austin, no final de uma visita a Nova Délhi como parte de sua viagem à Ásia.

Índia e Rússia são aliadas há décadas, e Moscou é, de longe, o principal fornecedor de armas dos indianos.

Atualmente, a Índia – que nunca condenou a Rússia pela invasão da Ucrânia – busca acabar com esta dependência na área militar, ampliando suas fontes de importação de armas e aumentando sua produção nacional.

Liderados pelos Estados Unidos, países ocidentais negociam acordos bilionários com a Índia. Diplomatas dizem que a Índia dá grande importância à transferência de tecnologia em qualquer acordo.

O acordo com Washington permitirá acelerar a cooperação tecnológica e a coprodução, particularmente em sistemas de combate aéreo e mobilidade terrestre, a “área subaquática” e Inteligência, vigilância e reconhecimento, segundo o Departamento de Defesa dos EUA.

wd-pjm/slb/pbt/lth/bds/mar/mb/aa/tt