O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou durante a madrugada desta segunda-feira, dia 27, que aceitou todos os termos propostos por Donald Trump em relação aos estrangeiros colombianos que estavam vivendo ilegalmente nos Estados Unidos.
De acordo com o portal de notícias UOL, o acordo fechado entre os dois países fala sobre “aceitação irrestrita de todos os estrangeiros ilegais da Colômbia que retornarem dos Estados Unidos, inclusive em aeronaves militares dos EUA, sem limitação ou atraso”.
De acordo com o governo colombiano, “continuaremos recebendo os colombianos que retornam como deportados, garantindo-lhes condições dignas, como cidadãos sujeitos de direitos”, o avião oficial está “pronto para facilitar o retorno dos que chegariam ao país”.
Caso o governo colombiano não cumpra o acordo, taxação dos EUA será adotada. Além disso, autoridades da Colômbia vão para os Estados Unidos para fazer uma reunião com o governo de Trump.
Chanceler e embaixador colombianos irão para Washington para participar de diálogo e acompanhar acordos firmados entre os dois governos. “Serão mantidos os canais diplomáticos de diálogo para garantir os direitos, o interesse nacional e a dignidade dos nossos cidadãos”, afirmou nota emitida pelo governo de Petro.