EUA e China concordam em reduzir tarifas recíprocas por 90 dias

PEQUIM, 12 MAI (ANSA) – A China e os Estados Unidos anunciaram em comunicado conjunto emitido nesta segunda-feira (12) a suspensão por 90 dias das tarifas recíprocas, dando uma pausa na guerra comercial entre os países. Segundo a declaração, a medida entrará em vigor “até 14 de maio”.   

Após as negociações ocorridas no final de semana em Genebra, na Suíça, os EUA concordaram em reduzir os 145% adicionais anunciados pelo presidente Donald Trump em abril para 30%. Já a China, que havia imposto tarifas retaliatórias de 125% sobre as importações americanas, concordou em reduzi-las para 10%. Assim, cada lado concordou em reduzir suas tarifas existentes em 115 pontos percentuais.   

Na nota emitida em conjunto, os dois lados concordaram em continuar as negociações “no espírito de abertura mútua, comunicação contínua, cooperação e respeito mútuo”.   

Além disso, em entrevista à Cnbc, o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, afirmou que Washington e Pequim devem voltar a se reunir nas próximas semanas. (ANSA).