Por Milagro Vallecillos e Brendan O’Boyle
CIDADE DO PANAMÁ (Reuters) – O Departamento de Estado dos Estados Unidos deu detalhes nesta sexta-feira sobre compromissos de financiamento em todo o mundo para proteger os oceanos e combater as mudanças climáticas, no valor de 6 bilhões de dólares.
A quantia foi anunciada pela primeira vez na quinta-feira pelo enviado climático de Washington, John Kerry, em uma conferência sobre oceanos no Panamá. A cifra abrange 77 compromissos diferentes, disse o Departamento de Estado dos EUA em um comunicado à imprensa na sexta-feira.
O total inclui cerca de 3 bilhões de dólares para projetos em resiliência climática e compromissos de pesquisa climática que faziam parte da Lei de Redução da Inflação, aprovada pelo Congresso no ano passado, de acordo com o Departamento de Estado.
Os compromissos também incluem mais de 665 milhões de dólares para a pesca sustentável e mais de 200 milhões para combater a poluição marinha.
“A crise climática e a crise oceânica são a mesma coisa. Não podemos lidar totalmente com uma sem a outra”, disse Kerry na quinta-feira, na conferência “Our Ocean 2023”, que reuniu representantes dos setores público e privado de mais de 190 países.
Dos 77 compromissos, 30 são direcionados às mudanças climáticas, totalizando cerca de 5 bilhões de dólares do total.
Algumas das promessas ainda precisam de autorização do Congresso dos EUA.
(Reportagem de Milagro Vallecillos na Cidade do Panamá e Brendan O’Boyle na Cidade do México)