Um avião de combate dos Estados Unidos derrubou, nesta terça-feira (3), um drone iraniano que se aproximou “agressivamente” de um porta-aviões americano no mar Arábico, disse um porta-voz militar.
O incidente ocorreu a cerca de 800 km do litoral iraniano.
“Um caça F-35C do USS Abraham Lincoln derrubou um drone iraniano em legítima defesa e para proteger o porta-aviões e a tripulação a bordo”, afirmou, em um comunicado, o capitão Tim Hawkins, porta-voz do Comando Central dos EUA.
O drone Shahed-139 “continuou voando em direção à embarcação apesar das medidas de desescalada adotadas pelas forças americanas”, disse Hawkins.
Ele também confirmou um incidente em separado, no qual embarcações iranianas e um drone se aproximaram “em alta velocidade e ameaçaram abordar e apreender o navio-tanque” M/V Stena Imperative, de bandeira americana.
Um destróier americano – o USS McFaul – respondeu com apoio da Força Aérea e escoltou o petroleiro, que agora navega “em segurança”, acrescentou Hawkins.
No entanto, as negociações entre o enviado especial dos Estados Unidos, Steve Witkoff, e altos funcionários do Irã “seguem programadas”, disse a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, nesta terça-feira. Estes diálogos poderão ser realizados em 6 de fevereiro na Turquia.
wd/md/val/nn/aa/mvv/yr