WASHINGTON, 2 JUL (ANSA) – Os Estados Unidos condenaram nesta quarta-feira (2) a decisão do Irã de interromper sua cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea).
A porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Tammy Bruce, avaliou em uma coletiva de imprensa que a ação de Teerã foi “vergonhosa”.
“É inaceitável que o Irã tenha optado por suspender a cooperação com a Aiea em um momento em que tem uma janela de oportunidade para reverter o curso e escolher um caminho de paz e prosperidade”, declarou.
O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, interrompeu a ligação com a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) pouco tempo depois de uma lei em relação ao tema ter sido aprovada pelo Parlamento do país persa.
O porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, disse que a decisão de Teerã é “preocupante”, além de ter afirmado que o secretário-geral do órgão, António Guterres, apelou para que o Irã “coopere” com a Aiea.
O Pentágono, por sua vez, declarou que os ataques efetuados pelos EUA contra as instalações nucleares do Irã atrasaram o programa do país em até dois anos. (ANSA).