EUA: CPI sobe 0,6% em maio e leva inflação anual a 5%, no maior nível desde 2008
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 0,6% em maio ante abril, segundo dados com ajustes sazonais publicados nesta quinta-feira, 10, pelo Departamento do Trabalho. O resultado veio acima da mediana das previsões de analistas consultados pelo Estadão/Broadcast, de alta de 0,4%.
O núcleo do CPI, que exclui os voláteis preços de alimentos e energia, avançou 0,7% na comparação mensal de maio, também superando a mediana das projeções, de acréscimo de 0,5%.
Na comparação anual, o CPI dos EUA saltou 5% em maio, registrando seu maior avanço desde agosto de 2008. Já o núcleo teve ganho anual de 3,8%. Neste caso, as projeções eram também de altas menores, de 4,8% do indicador cheio e de 3,5% apenas do núcleo. O Federal Reserve, ou Fed, como é conhecido o banco central americano, busca meta de inflação de 2%.
Veja também
- + Autoescola pode deixar de ser obrigatória para tirar a CNH
- + Hilary Duff posa nua para revista feminina
- + FGTS tem 2 saques de R$ 1.000 esta semana: esta quarta (11) e sábado (14); veja quem recebe
- + Hubble mostra as consequências de um cataclismo cósmico
- + Caminhoneiro tenta furtar espigas de milho, mas é atacado por gerente de fazenda
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Saiba como lavar carne de frango crua sem contaminar sua cozinha
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua