ROMA, 11 DEZ (ANSA) – O governo dos Estados Unidos convidou Itália e Alemanha para compor o conselho de paz que ficará responsável por supervisionar a gestão da Faixa de Gaza no âmbito do acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas.
A informação é do site americano Axios, que diz que a Casa Branca começou a informar as nações ocidentais sobre a composição do colegiado, que será chefiado pelo presidente Donald Trump.
“De acordo com duas fontes com conhecimento direto do assunto, dois países já foram convidados a integrar o conselho: Alemanha e Itália”, afirma o portal.
A Faixa de Gaza é governada pelo grupo fundamentalista Hamas, porém o plano de paz desenhado por Trump prevê que o movimento seja desmilitarizado e abdique de qualquer papel na administração do enclave, que seria restituído à Autoridade Nacional Palestina (ANP) no fim de 2027.
Até lá, o território seria supervisionado pelo conselho de paz proposto por Trump, embora o Hamas ainda não tenha aceitado entregar as armas.
Ainda de acordo com o Axios, os EUA também têm informado países aliados sobre a composição Força Internacional de Estabilização (ISF, na sigla em inglês) que ficaria responsável pela manutenção da paz em Gaza.
O plano do governo Trump seria colocar um general americano no comando da ISF, para a qual Azerbaijão, Egito, Indonésia e Turquia já expressaram o desejo de enviar soldados. Ainda não está claro se países ocidentais mandarão tropas para essa força.
O cessar-fogo em Gaza completou dois meses na última quarta (10), porém ainda falta um refém israelense morto para ser restituído pelo Hamas, e os prazos para a implementação da segunda fase do acordo são incertos. (ANSA).