EUA conseguem apoio na OEA para desconhecer reeleição de presidente venezuelano

EUA conseguem apoio na OEA para desconhecer reeleição de presidente venezuelano

Os Estados Unidos conseguiram apoio na Organização dos Estados Americanos (OEA) para votar uma resolução que desconheça a reeleição de Nicolás Maduro na Venezuela e abra caminho para a suspensão daquele país do órgão regional, anunciou neste domingo o embaixador americano na OEA, Carlos Trujillo.

“Temos os 24 votos para aprovar a pauta e os 18 para apoiar e passar a resolução” na Assembleia Geral da OEA, que começa amanhã, disse o diplomata à AFP, assinalando que se trata de “um passo” para a suspensão da Venezuela por ruptura da ordem democrática.

Trujillo não citou os países, mas assinalou que está previsto apresentar uma resolução sobre a Venezuela amanhã. “Vai tratar dos temas humanitários, de que ninguém irá reconhecer as eleições como legítimas, e vai tratar do tema da suspensão” da Venezuela da OEA, disse. “Aprovar a resolução é o primeiro passo para aprovar a suspensão”, assinalou.

O rascunho da pauta da 48ª assembleia anual da OEA, que acontecerá amanhã e depois em sua sede, em Washington, já inclui a discussão “da situação na Venezuela”. Mas a inclusão do tema na agenda oficial do encontro tem que ser aprovada por dois terços dos Estados-membros em uma votação prevista para a primeira hora de amanhã.

As eleições de 20 de maio, em que Maduro foi reeleito, foram boicotadas pela maioria da oposição venezuelana e desconhecidas pelos Estados Unidos, que as denunciaram como uma farsa, bem como pela União Europeia, por 13 países latino-americanos e pelo Canadá.

Para que a OEA aprove uma resolução sobre a Venezuela, tem que contar com a maioria simples de seus 35 Estados-membros.