Os rebeldes huthis do Iêmen derrubaram um drone MQ-9 Reaper americano, disse um alto funcionário do Departamento de Defesa dos Estados Unidos nesta quarta-feira (8), confirmando, assim, a reivindicação que o grupo apoiado pelo Irã havia feito mais cedo.

Os huthis, que já tinham derrubado um drone americano, disseram em um comunicado que o MQ-9 estava realizando ações de espionagem “como parte do apoio americano” a Israel pela guerra contra o Hamas.

“Uma aeronave militar americana MQ-9, pilotada de forma remota, foi derrubada na costa do Iêmen por forças huthis”, informou o funcionário do Pentágono.

Os huthis, que tomaram o controle da capital iemenita Sanaa em 2014, fazem “parte do eixo de resistência”, como se autointitulam as forças inimigas de Israel.

Os Estados Unidos aumentaram o apoio militar a Israel e reforçaram o contingente americano na região depois do ataque brutal do Hamas em 7 de outubro que, segundo funcionários israelenses, provocou a morte de mais de 1.400 pessoas.

Desde então, o Exército israelense bombardeia a Faixa de Gaza e já deixou mais de 10.000 mortos, segundo o Ministério da Saúde do território palestino, governado pelo Hamas.

Os huthis lançaram diversos ataques contra Israel nas últimas semanas, e a Marinha americana interceptou vários mísseis disparados pelos rebeldes no mês passado.

wd/tjj/ag/db/rpr/mvv