EUA compram mais 100 milhões de doses de vacina da Pfizer

NOVA YORK, 23 DEZ (ANSA) – O governo americano anunciou nesta quarta-feira (23) ter fechado um acordo com a multinacional Pfizer para comprar mais 100 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2), desenvolvida em parceria com o laboratório alemão Biontech.   

O novo contrato dobra o fornecimento para os Estados Unidos, que já têm um acordo para receber 100 milhões de doses, as quais estão sendo distribuídas desde a autorização de uso emergencial no início do mês. O governo de Donald Trump pagará US$1,95 bilhão pelo lote.   

Em comunicado, a Pfizer e BioNTech informaram que serão entregues pelo menos 70 milhões de doses até 30 de junho de 2021 para o país, com 30 milhões de doses restantes enviadas até 31 de julho.   

O medicamento, o primeiro aprovado nos Estados Unidos contra a Covid-19, requer duas doses para imunizar cada pessoa, portanto, o novo fornecimento seria suficiente para vacinar outros 50 milhões, elevando o total para 100 milhões de americanos.   

“Essa nova compra pode dar aos americanos ainda mais confiança de que teremos suprimentos suficientes para vacinar quem quiser até junho de 2021”, afirmou o secretário de Saúde, Alex Azar.   

Hoje, a Pfizer também anunciou que o governo americano tem a opção de comprar até 400 milhões de doses adicionais da vacina a serem entregues após julho do próximo ano. (ANSA)