EUA celebram decisão do Sudão de entregar ex-ditador ao TPI

EUA celebram decisão do Sudão de entregar ex-ditador ao TPI

Os Estados Unidos celebraram nesta quarta-feira (11) a decisão do Sudão de entregar o ex-ditador Omar al-Bashir ao Tribunal Penal Internacional (TPI).

A decisão “é bem recebida”, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, observando que este será “um passo importante para o Sudão na luta contra décadas de impunidade”.

Desde 2003, um conflito em Darfur, no oeste do país, opôs o regime de maioria árabe de Al-Bashir a rebeldes de minorias étnicas. Cerca de 300.000 pessoas morreram e 2,5 milhões foram deslocadas, a maioria durante os primeiros anos de combate, segundo as Nações Unidas.

Omar al Bashir, 77 anos, foi deposto em abril de 2019, após três décadas no poder, vítima de um movimento popular sem precedentes. Em fevereiro de 2020, o governo de transição instalado após a sua queda prometeu favorecer a apresentação de Omar al-Bashir ao TPI.

Há 10 anos, a alta corte emitiu mandados de prisão por “crimes contra a humanidade” e “genocídio” em Darfur contra ele e outros funcionários do seu regime.