EUA cancelam visto de esposa e filha de Alexandre Padilha

(ANSA) – BRASILIA, 15 AGO – O governo dos Estados Unidos cancelou o visto da esposa e da filha do ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT). A informação foi divulgada pela GloboNews e confirmada pela CNN Brasil.   

A família do ministro foi informada dos cancelamentos nesta manhã por meio de comunicado enviado pelo Consulado-Geral dos Estados Unidos em São Paulo.   

Nos e-mails recebidos, o governo americano afirmou que os vistos foram cancelados porque, após a emissão, “surgiram informações indicando” que a esposa do político brasileiro e sua filha, de 10 anos, não eram mais elegíveis.   

O médico Padilha, que também foi ministro da Saúde durante o governo Dilma Rousseff (PT, 2011-2016) foi o responsável pela implementação do programa Mais Médicos que contou com a participação de profissionais cubanos.   

Nesta semana, o Departamento de Estado tomou medidas para revogar vistos e impor restrições a ex-funcionários da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) que facilitaram contratos do governo Dilma com autoridades cubanas para trazer profissionais da saúde para ao Brasil. O objetivo, segundo o secretário de Estado, Marco Rubio, é punir a “cumplicidade com o esquema de exportação de mão de obra do regime cubano, no âmbito do programa Mais Médicos”.   

Já o deputado Eduardo Bolsonaro (PL) comemorou a decisão da administração de Donald Trump, que mira ” financiadores da ditadura comunista cubana”. (ANSA).