Os Estados Unidos lançaram ataques aéreos na Síria nesta quinta-feira (25) usadas por grupos de milícias apoiadas pelo Irã, em instalações próximas à fronteira com o Iraque. As informações são do G1.

Os ataques são a primeira ação militar do governo de Joe Biden, que assumiu a presidência em janeiro deste ano. De acordo com o Pentágono, a ação foi em retaliação a um ataque com foguete no Iraque no início do mês, que matou um empreiteiro civil e feriu um membro do serviço militar dos EUA e outras tropas de coalizão.

“Esta resposta militar proporcional foi conduzida junto com medidas diplomáticas, incluindo consultas com parceiros da coalizão. A operação envia uma mensagem inequívoca: o presidente Biden agirá para proteger os americanos e o pessoal da coalizão. Ao mesmo tempo, agimos de maneira deliberada com o objetivo de diminuir a situação geral no leste da Síria e no Iraque”, disse John Kirby, porta-voz do Pentágono, ao anunciar os ataques.

Segundo Kirby, os ataques aéreos “destruíram várias instalações em um ponto de controle de fronteira usado por uma série de grupos militantes apoiados pelo Irã”.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias