BRASÍLIA (Reuters) – O Departamento de Comércio dos Estados Unidos está avaliando adotar uma medida contra a empresa russa de cibersegurança Kaspersky Lab, segundo informou o jornal Wall Street Journal nesta sexta-feira citando pessoas próximas ao assunto.
O governo do presidente Joe Biden está pensando em uma ação de execução contra a empresa, sob as suas regras de segurança online, disse a reportagem.
O governo intensificou a investigação de segurança nacional contra o software antivírus da Kaspersky Labs ano passado, após crescer o receio por ataques cibernéticos da Rússia depois de Moscou invadir a Ucrânia.
Órgãos reguladores dos EUA já proibiram que o governo federal usasse o software da Kaspersky.
A divisão de Indústria e Segurança do Departamento de Comércio dos EUA, procurada pela reportagem, disse que não comenta sobre quaisquer ações específicas contra empresas.
O departamento está “comprometido em exercer completamente suas autoridades para proteger dados sensíveis dos norte-americanos e trabalhar com o Congresso de uma maneira bipartidária para se adaptar a riscos em evolução”, disse.
O Kapersky Labs não respondeu ao pedido de comentário da Reuters em um primeiro momento.
A suposta ação contra o Kapersky acontece depois da introdução de uma nova legislação nos EUA que permitiria que a Casa Branca proibisse o uso do TikTok ou outras tecnologias com base estrangeira se elas representarem risco à segurança nacional.
(Reportagem de Akanksha Khushi em Bengaluru)