As forças militares dos Estados Unidos realizaram um ataque contra um navio suspeito de tráfico de drogas na noite de terça-feira nas águas do Oceano Pacífico ao largo da América do Sul, disse uma autoridade dos Estados Unidos à Reuters nesta quarta-feira.
O ataque é a primeira operação militar conhecida dos EUA no Pacífico desde o início de uma nova ofensiva contra o tráfico de drogas que levou a pelo menos sete ataques no Caribe e aumentou drasticamente as tensões dos EUA com a Venezuela e a Colômbia.
No X, Pete Hegseth, secretário de Defesa, compartilhou um vídeo do ataque e afirmou que “de acordo com informações da inteligência americana, a embarcação estava envolvida no contrabando de narcóticos” Assista:
Yesterday, at the direction of President Trump, the Department of War conducted a lethal kinetic strike on a vessel being operated by a Designated Terrorist Organization and conducting narco-trafficking in the Eastern Pacific.
The vessel was known by our intelligence to be… pic.twitter.com/BayDhUZ4Ac
— Secretary of War Pete Hegseth (@SecWar) October 22, 2025
Tensão com Venezuela
Na semana passada, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que seu par venezuelano, Nicolás Maduro, “ofereceu de tudo” para evitar um conflito aberto, e confirmou que suas forças no Caribe atacaram outra embarcação, um submarino “carregado de drogas”.
Como parte da disputa entre os dois países, que escalou progressivamente, a Venezuela já havia reforçado sua presença militar em estados na fronteira com a Colômbia.
Rússia no jogo
O Conselho da Federação Russa, equivalente ao Senado do país, aprovou nesta quarta-feira (22) a ratificação de um acordo de parceria estratégica com a Venezuela.
A medida ocorre em meio à intensificação da pressão dos Estados Unidos sobre o governo de Nicolás Maduro.
(Reportagem de Idrees Ali e Phil Stewart)