A FDA (Food and Drug Administration), agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, aprovou nesta sexta-feira (11) a liberação do uso emergencial da vacina contra a covid-19 produzida pela Pfizer e BioNTech.

Os EUA são o quinto país a ter aprovado o uso da vacina da Pfizer, atrás de Reino Unido, que começou sua campanha de vacinação nesta semana, Canadá, Bahrein e México.

Segundo a decisão da FDA, “a totalidade dos dados disponíveis fornece evidências claras de que a vacina pode ser eficaz na prevenção da covid-19”. O anúncio acompanha a recomendação de um órgão consultivo que recomenda a vacina para uso emergencial em maiores de 16 anos.

Para que a vacinação possa ser iniciada, outra agência federal americana, o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), deve dar um parecer final. A expectativa é de que isso aconteça nos próximos dias.

Depois do anúncio da FDA, o presidente Donald Trump publicou um vídeo em suas redes sociais comemorando a liberação da vacina, que chamou de “milagre médico”.

“Hoje, nosso país nação conseguiu um milagre médico. Chegamos a uma vacina segura e eficaz em apenas nove meses. É uma das maiores realizações científicas da história. Isso salvará milhões de vidas e logo encerrará a pandemia de uma vez por todas”, diz Trump.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

https://twitter.com/realDonaldTrump/status/1337586206683574272


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias