Wegovy em comprimido: EUA aprovam 1ª pílula emagrecedora contra obesidade

Medicamento da farmacêutica Novo Nordisk deverá estar disponível ao público no início do próximo ano

Wegovy em comprimido
Wegovy em comprimido Foto: Divulgação/Novo Nordisk

A Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) aprovou a versão em comprimido do medicamento para perda de peso Wegovy, tornando-o a primeira medicação oral de uso diário indicada para o tratamento da obesidade.

Com o sinal verde das autoridades americanas, o medicamento da farmacêutica Novo Nordisk deverá estar disponível ao público nos Estados Unidos no início do próximo ano. Segundo estudos da empresa, a eficácia do comprimido é comparável à das versões injetáveis.

O comprimido para obesidade contém 25 miligramas de semaglutida, o mesmo princípio ativo presente nos medicamentos injetáveis Wegovy e Ozempic, além do Rybelsus, um comprimido de dose mais baixa aprovado para o tratamento do diabetes em 2019.

A aprovação da FDA deu à Novo Nordisk uma vantagem sobre sua concorrente, a Eli Lilly, na corrida para lançar um medicamento oral para obesidade, já que o Orforglipron, desenvolvido pela farmacêutica americana, ainda está em fase de análise regulatória.

Nos últimos anos, medicamentos como Wegovy e Zepbound revolucionaram o tratamento da obesidade em diversos países, especialmente nos Estados Unidos, onde cerca de 100 milhões de pessoas convivem com essa doença crônica.

Em um estudo clínico publicado na revista The New England Journal of Medicine, participantes que utilizaram o Wegovy por via oral perderam, em média, 13,6% do peso corporal ao longo de aproximadamente 15 meses. O resultado é bastante próximo ao observado com a versão injetável, que apresenta uma perda média de cerca de 15% do peso corporal. (ANSA).