Os Estados Unidos anunciaram, nesta quinta-feira (9), a aprovação da venda de tanques M1A2 Abrams e equipamentos relacionados por US$ 2,53 bilhões (R$ 12,4 bilhões) para a Romênia, um aliado da Otan que faz fronteira com a Ucrânia.

“Esta venda apoiará a política externa e os objetivos de segurança nacional dos Estados Unidos, ao ajudar a melhorar a segurança de um aliado da Otan cuja força é importante para a estabilidade política e econômica na Europa”, disse a Agência de Cooperação para a Segurança da Defesa (DSCA, na sigla em inglês) em um comunicado.

“Aprimorará a capacidade da Romênia de enfrentar ameaças atuais e futuras, fornecendo uma força crível capaz de dissuadir adversários e participar das operações da Otan”, afirmou.

A Romênia compartilha fronteira com a Ucrânia, que enfrenta uma invasão russa em larga escala desde fevereiro de 2022. Desde então, os Estados Unidos têm aumentado a ajuda militar e as vendas para Kiev e para os aliados da Otan.

Washington prometeu fornecer 31 versões anteriores do tanque Abrams para Kiev, algumas das quais já chegaram ao destino, confirmou o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, no final de setembro.

O Departamento de Estado aprovou a potencial venda para a Romênia e, nesta quinta-feira, a DSCA notificou o Congresso, que ainda precisa aprovar a transação.

wd/tjj/ag/ll/am/mvv