EUA aplicam sanções contra petróleo do Irã em dia de negociações

WASHINGTON, 6 FEV (ANSA) – Os Estados Unidos anunciaram novas sanções contra o petróleo do Irã nesta sexta-feira (6), mesmo dia em que delegações dos dois países se reuniram em Mascate, capital de Omã, para discutir um possível acordo sobre o programa nuclear iraniano.   

Segundo comunicado do Departamento de Estado dos EUA, a medida mira 15 entidades, dois indivíduos e 14 navios da “frota fantasma” envolvidos no “comércio ilegal de petróleo, produtos petrolíferos e produtos petroquímicos” do país persa.   

“Esses alvos geraram receitas que o regime utiliza para conduzir suas atividades malignas. Em vez de investir no bem-estar de seu próprio povo e na infraestrutura precária, o regime iraniano continua financiando atividades desestabilizadoras ao redor do mundo e intensificando a repressão”, declarou a pasta chefiada pelo secretário Marco Rubio.   

De acordo com o Departamento de Estado, os EUA tomarão medidas contra Teerã “enquanto o regime tentar burlar as sanções para financiar tal comportamento opressivo e apoiar atividades terroristas”.   

A iniciativa chega em meio à pressão do governo de Donald Trump para enfraquecer o regime dos aiatolás, que controla o Irã desde a Revolução Islâmica de 1979. Paralelamente, os dois países realizaram nesta sexta conversas em Omã sobre o programa nuclear iraniano.   

“No geral, foi um bom começo, mas o prosseguimento dependerá das consultas nas capitais”, declarou o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi. “A desconfiança é um desafio do processo de negociação, e precisamos primeiro superar essa desconfiança e definir um quadro para as tratativas”, acrescentou. As conversas giraram em torno exclusivamente da questão nuclear, segundo Araghchi, que liderou a delegação iraniana.   

Já a equipe americana foi encabeçada pelo enviado especial Steve Witkoff e pelo genro de Trump, Jared Kushner. Enquanto isso, os Estados Unidos alertaram que seus cidadãos precisam deixar o Irã “imediatamente” ou “manter um perfil discreto” e estabelecer contato constante com parentes e amigos. (ANSA).