EUA anunciam operação anti-imigração em Chicago

WASHINGTON, 8 SET (ANSA) – O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (8) que lançou uma operação contra imigrantes ilegais na cidade de Chicago.   

O Departamento de Segurança Interna (DHS) do país emitiu um comunicado sobre o assunto e batizou a missão no estado de Illinois como “Operação Midway Blitz”, uma homenagem a Katie Abraham, morta em um acidente de carro causado por um imigrante guatemalteco que estaria dirigindo o veículo alcoolizado.   

“Esta operação do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas terá como alvo imigrantes ilegais criminosos que migraram para Chicago e Illinois porque sabiam que o governador Pritzker e suas políticas de proteção os protegeriam e permitiriam que circulassem livremente pelas ruas americanas”, informou o departamento.   

O documento acrescentou que Trump e Kristi Noem, secretária do Departamento de Segurança Interna dos EUA, “apoiam as vítimas de crimes cometidos por imigrantes ilegais”, enquanto o democrata JB Pritzker, governador de Illinois, “apoia os imigrantes ilegais criminosos”.   

Recentemente, tanto o prefeito de Chicago, Brandon Johnson, quanto o governador de Illinois, ambos membros do Partido Democrata, alertaram Trump contra as operações e o uso da Guarda Nacional. (ANSA).