WASHINGTON, 15 JAN (ANSA) – Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (15) a sexta apreensão de um navio petroleiro ligado à Venezuela no Mar do Caribe.
A embarcação da vez, de nome Veronica, foi capturada por forças americanas durante o amanhecer, “sem incidentes”.
A informação foi confirmada no X pelo Comando Sul dos EUA, que publicou um trecho do vídeo da operação, onde um veículo aéreo militar de Washington aparece sobrevoando o navio antes que soldados invadissem a embarcação ao descer com a ajuda de uma corda.
“O Veronica é o mais recente navio-tanque a operar em desafio à quarentena imposta pelo presidente Trump a embarcações sancionadas no Caribe”, explicou o Comando Sul na legenda do vídeo.
O post reforça ainda que o Departamento de Guerra americano “mantém-se firme em sua missão de combater atividades ilícitas no Hemisfério Ocidental”, em parceria com a Guarda Costeira e com os Departamentos de Segurança Interna e de Justiça dos EUA.
“O único petróleo que sairá da Venezuela será aquele que for coordenado de forma adequada e legal”, destacou o Comando Sul.
Somente na semana passada, o governo de Donald Trump apreendeu três navios petroleiros ligados à Venezuela, sendo que um deles, o Marinera, conhecido anteriormente por Bella-1, tinha bandeira russa. (ANSA).