A Justiça americana anunciou nesta quinta-feira a apreensão do cargueiro norte-coreano “Wise Honest”, acusado de violar sanções internacionais ao exportar carvão e importar maquinário.

A apreensão sem precedentes de um navio de 17 mil toneladas – um dos cargueiros norte-coreanos mais pesados, segundo os Estados Unidos – ocorre em meio à deterioração das relações entre Washington e Pyongyang após a cúpula entre o presidente Donald Trump e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, que terminou com um desentendimento em fevereiro no Vietnã.

Kim pediu uma suspensão de sanções muito importante na opinião de Trump, em troca de um início de desnuclearização considerado fraco demais pelo presidente dos Estados Unidos.

“É a primeira apreensão de um cargueiro por violação de sanções internacionais”, disse o procurador federal de Manhattan, Geoffrey Berman, em um comunicado no qual acusou Pyongyang de “esconder a origem” do cargueiro “, exportar toneladas de carvão” e importar máquinas pesada para a Coreia do Norte.