Nova foto da coluna Mineração S.A.

Coluna: Mineração S.A.

Com 10 anos na área de mineração, Gabriel Guimarães é advogado especialista do setor mineral, com atuação em empresas nacionais e estrangeiras.Também com 10 anos de atuação no setor, Eduardo Couto é presidente da Comissão Especial de Direito Minerário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), vice-presidente jurídico e institucional do Grupo Cedro Participações e conselheiro do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra).

EUA ampliam lista de minerais críticos

Vista aérea da mina de cobre Sossego, explorada pela mineradora Vale em Canaã dos Carajás, Pará, em 19 de abril de 2023 - AFP
Vista aérea da mina de cobre Sossego, explorada pela mineradora Vale em Canaã dos Carajás, Pará Foto: AFP

Os Estados Unidos anunciaram a inclusão de novos itens em sua lista de minerais críticos, que agora conta com 54 commodities consideradas essenciais para a economia e a segurança nacional. Entre os produtos adicionados estão cobre, alumínio, grafite, lítio, níquel, zinco, nióbio, manganês, prata e potássio. O anúncio foi publicado no Federal Register, diário oficial norte-americano, no dia 25 de agosto.

Segundo o governo de Donald Trump, a classificação busca reduzir a dependência externa e aumentar a resiliência da cadeia de suprimentos, evitando impactos negativos no Produto Interno Bruto em caso de choques globais. A medida abre caminho para facilitar permissões e liberar incentivos para projetos de exploração e mineração desses recursos estratégicos.

Analistas avaliam que o movimento reflete a preocupação dos EUA em diversificar suas fontes de fornecimento em um cenário de crescente demanda global impulsionada pela transição energética. A expectativa é que a redução de barreiras burocráticas fortaleça a indústria local e garanta uma oferta mais estável desses minerais-chave. Com informações de Notícias de Mineração Brasil.