A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou nesta quinta-feira (10) que a Rússia pode ter armas químicas ou biológicas e que elas podem ser usadas na guerra contra a Ucrânia.
Na última quarta-feira (09), as autoridades russas exigiram que o Pentágono explicasse por que apoiaram o que Moscou classificou como “um programa biológico militar na Ucrânia” envolvendo patógenos mortais, incluindo peste e antraz.
De acordo com a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, evidências do suposto programa foram descobertas pela Rússia depois da invasão ao território ucraniano. A acusação foi considerada falsa pelos EUA e Ucrânia.
“Agora que a Rússia fez essas falsas alegações, e a China aparentemente endossou essa propaganda, todos nós devemos estar atentos para que a Rússia possivelmente use armas químicas ou biológicas na Ucrânia, ou crie uma operação de bandeira falsa usando-as. É um padrão claro.”, escreveu Psaki em uma rede social.
Bandeira falsa ocorre quando governos e organizações conduzem uma operação que aparenta ter sido feita pelo inimigo.
No 14º dia de guerra, o bombardeio de um hospital infantil na Ucrânia gerou uma onda de repúdio internacional. Mariupol, a cidade atingida, é uma das rotas dos corredores humanitários, utilizados para evacuar a população das cidades mais atingidas pela ofensiva russa.
Com informações do G1