Os Estados Unidos ligaram o sinal de alerta a dez dias da Eurocopa, ao considerar a França, país-sede da competição de futebol, um “alvo potencial” de “atentados terroristas”, em nota oficial do Departamento de Estado sobre os riscos de viajar em toda a Europa.

“A França vai receber a Eurocopa de futebol de 10 de junho a 10 de julho. Os estádios, as ‘Fan Zones’ e todos os lugares que transmitirão o torneio na França e em toda a Europa representam alvos potencias para terroristas”, avisou a nota.

Essa mensagem destinada aos milhões de turistas americanos que costumam viajar à Europa durante as férias de verão no hemisfério norte acontece justamente no dia em que as autoridades francesas organizaram uma simulação de atentados no Stade de France.

Palco da partida de abertura e da final do torneio, o estádio foi alvo dos atentados que abalaram a capital francesa em novembro, com três explosões nos arredores do recinto.

“Alertamos os cidadãos americanos sobre o risco de atentados terroristas possíveis na Europa, com alvos potenciais como grandes eventos, lugares turísticos, restaurantes, centros comerciais e sistemas de transporte”, explicou o Departamento de Estado.

Os Estados Unidos também apontaram “o número importante de turistas que visitam a Europa durante o verão”, proporcionando “alvos mais importantes para terroristas que preveem ataques em lugares públicos”.

Além da Eurocopa, também existe preocupação em relação à Volta da França, maior prova de ciclismo do mundo, muito popular entre os americanos. A competição acontecerá de 2 a 24 de julho.

nr/bdx/lg