O acampamento de verão cristão Camp Mystic, no Texas, confirmou nesta segunda-feira, 7, que 27 meninas e monitoras morreram por causa das enchentes que atingiram o estado estadunidense após fortes chuvas na sexta-feira, 4.
O Camp Mystic, exclusivo para meninas, ainda não especificou quantas das mortes foram crianças e quantas de monitoras. Ainda há 10 meninas e uma monitora da colônia de férias desaparecidas.
+ Mais de 80 mortos em enchentes no Texas; crianças estão desaparecidas
+ Vídeo mostra velocidade da enchente no Texas; pelo menos 82 pessoas morreram
Segundo as autoridades locais, o total de mortes chegou a 82 na madrugada desta segunda-feira. Outras 41 pessoas continuam desaparecidas em todo o Texas.
As fortes chuvas na região provocaram o transbordamento do Rio Guadalupe, que cruza diversos condados do Texas. O Serviço Nacional de Meteorologia americano (NWS, siga em inglês) informou que nível da água subiu cerca de 9 metros em cerca de duas horas.
A área mais afetada foi a do entorno do rio, e o Camp Mystic acabou sendo totalmente destruído pelas enchentes. Familiares das alunas do acampamento e voluntários se juntaram a equipes de resgate na busca pelas desaparecidas.
Entre a noite de quinta-feira, 3 e a madrugada de sexta-feira, durante o feriado de Independência dos EUA, uma série de enchentes repentinas atingiram a região central do Texas.
Moradores e turistas dos municípios chamados Texas Hill Country, região montanhosa e turística a noroeste de San Antonio, foram pegos de surpresa pelas chuvas torrenciais. A força da água destruiu pontes, arrastou veículos e devastou áreas residenciais.
As autoridades locais tratam o ocorrido como uma das enchentes mais letais da história recente do estado. O presidente Donald Trump declarou estado de emergência e autorizou o envio de ajuda federal.