02/09/2021 - 16:56
Luciano Szafir disse, em entrevista para a jornalista Leda Nagle, sobre as complicações da Covid-19 e o tratamento que tem feito após ficar internado com a doença.
+Luciano Szafir sobre covid: ‘Aprendi a valorizar cada detalhe da minha vida’
+Luciano Szafir sobre recuperação após pegar Covid-19 pela segunda vez: ‘Difícil’
“Eu perdi 22 quilos. Eu já recuperei 10 ou 12 mais ou menos. Mas, assim, as pernas ficaram muito fracas, os braços, a parte respiratória. Eu tive cinquenta por cento [do pulmão] comprometido, talvez um pouco mais. Eu não conseguia dar três passos. Eu estava pele e osso”, disse o ator.
Szafir disse que teve que teve que tomar morfina e ketamina para aliviar a dor e que as sequelas permanecem mesmo após vencer a doença. “Nunca tive tanta dor na vida. As pessoas seguram a placa de ‘eu venci a covid’. Você venceu o 1º tempo. Porque tem o 2º tempo (…)A batalha não termina aí. Às vezes você pode ter forte como eu tive e você também não ter sequelas psicológicas. Agora você pode ter quase assintomática e pegar tanto medo que pode ter crise de pânico, uma série de sequelas”, afirmou.
O ator também disse que se lembra da sensação de ter sido intubado, mesmo anestesiado. “Foi a coisa mais desesperadora. Eu lembro da minha irmã chegando e o doutor e assistente falando do procedimento. Aí minha irmã trocou de lugar com a minha mulher, isso eu lembro, falei pra elas e elas falaram que foi exatamente o que aconteceu.Me levaram para intubar, eu sentia o tubo entrando, ficava sem ar como se tivesse engolindo água e desmaiava, não sei se apagava ou morria, era essa a sensação”, disse Szafir.
Assista: