Temer agradeceu o reconhecimento, lembrou da importância de uma imprensa livre e da qualidade do jornalismo da revista ISTOÉ, que completou 40 anos em 2016.
Temer agradeceu o reconhecimento, lembrou da importância de uma imprensa livre e da qualidade do jornalismo da revista ISTOÉ, que completou 40 anos em 2016. (Crédito:Felipe Gabriel/Agência Istoé)

Na noite de terça-feira 6, depois da batalha entre o presidente do Senado, Renan Calheiros, e Supremo Tribunal Federal incendiar Brasília,  o presidente Michel Temer disse que não se sentia exausto fisicamente apesar da instabilidade no País e da crise. “Eu não desanimo, não. Os desafios me revitalizam”, afirmou. “Chegaram a publicar que emagreci. Até tentei, viu? mas engordei dois quilos.”

*****

Temer, que não quis comentar o afastamento de Renan pela liminar do ministro Marco Aurélio Mello e crise entre os Poderes, conversava informalmente com Benedito Ruy Barbosa, autor da novela “Velho Chico”, durante o prêmio “Brasileiros do Ano”, realizado por IstoÉ, na terça-feira 6, no Citibank Hall. Eles falaram ainda sobre a novela e o tempo em que se conheceram quando Temer foi nomeado Procurador do Estado, e, nove meses depois, secretário de Segurança pelo ex-governador Orestes Quércia. Logo depois, em seu discurso na cerimônia, Temer declarou que “a crise é mobilizadora de pessoas e dos governos”.

“Precisa torcer”

Antes da cerimônia de premiação, Benedito Ruy Barbosa disse a Temer que o momento era “difícil demais”. “Estou torcendo muito para o sr.”, disse Benedito. “Precisa torcer”, sorriu Temer. Benedito retrucou: “É pena ver gente com um pouco mais de visão ser contra.” E emendou: “O sr. é bem calmo, não”. Temer agradeceu: “Sou calmo e positivo”.

O presidente Michel Temer e o dramaturgo Benedito Ruy Barbosa, na premiação ‘Brasileiros do Ano 2016’ (Crédito:Gisele Vitória / ISTOÉ)

 

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Temer irá pela primeira vez ao “Velho Chico” para dar largada a programa “Novo Chico”

Durante o bate-papo com Benedito Ruy Barbosa, Temer disse que não conhecia o Rio São Francisco e que visitaria a região pela primeira vez nesta sexta-feira 8. “Acabou a novela ‘Velho Chico’, mas nós vamos lançar o “Novo Chico”, programa de revitalização do rio”, contou Temer. Benedito Ruy Barbosa emendou: “O sr. será muito bem tratado lá. Vai se surpreender com as pessoas e o lugar”.

****

Temer visitará Fortaleza, onde assina a norma legal pata beneficiar 1,2 milhão de agricultores na região. Depois conhecerá as obras da transposição e a barragem de Jucazinho. O “Plano Novo Chico”  prevê ações para a revitalização do Rio São Francisco até 2019. A bacia envolve 505 municípios, onde vivem cerca de 16,5 milhões de pessoas. O plano prevê o investimento de R$ 1,1 bilhão nos próximos três anos, em 217 municípios.

Uma ideia de 30 anos

Benedito Ruy Barbosa,  premiado Brasileiro do Ano na Cultura por IstoÉ, contou que “Velho Chico” foi um de seus grandes projetos de vida. “Levei 30 anos para convencer a Globo a bancar essa novela. Foi muita cara”, contou, na presença de Michel Temer. “Quando fiz ´Pantanal’ ninguém também queria bancar.” O presidente completou: “Mas foi um sucesso”. “Sim, e Velho Chico também”, retrucou Benedito. “Fiz questão de escolher muitos atores da região para o elenco. O Brasil tem muita gente boa em tudo quanto é lugar. É preciso olhar e ver”, contou o autor.  Sobre a morte de domingos Montaigner por afogamento, Benedito se emociona: “Foi muito dolorido”.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias