A nadadora brasileira Etiene Medeiros recebeu, neste domingo, data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o certificado oficial do Guinness World Records. A conquista é referente ao recorde mundial feminino nos 50 metros costas em piscina curta. O feito foi alcançado no de Doha, no Catar, em 2014.

A pernambucana de 28 anos registrou a marca de 25s67, imbatível até hoje. Além disso, a conquista do ouro em Doha representou a primeira medalha brasileira em provas femininas em um Mundial de Natação.

“Muito feliz em receber este certificado. Representa reconhecimento para as mulheres, para a natação feminina brasileira e para meu técnico, Fernando Vanzella, com quem estou há oito anos. Fico muito grata. O Vanzella estava lá comigo, e também os demais técnicos que passaram pela minha carreira. É um sentimento muito bom”, comemorou.

Etiene também é a única brasileira bicampeã pan-americana de natação, feito atingido após ouro nos 100 metros costas em Toronto-2015 e nos 50 metros costas em Lima-2019. No Mundial em piscina curta, a pernambucana faturou o bicampeonato em Windsor-2016. Referência entre as mulheres, ela destacou a luta pela igualdade na natação.

“O papel das mulheres no esporte atualmente é desafiador. Não é fácil, tem que ter muita coragem. O espaço feminino vem crescendo, mas muito por conta de outras que vieram antes e lutaram para ter as oportunidades que tenho hoje. Mesmo assim, são muitos desafios para mostrar que os valores femininos fazem diferença no esporte. Não é fácil, mas eu sigo tentando conquistar terreno na natação”, disse.