Eterna Globeleza, Valéria Valenssa celebra seus 54 anos com lançamento de novo livro

‘Beleza Singular – Os 25 Segredos de Valéria Valenssa’ reflete relação com o espelho e revela segredos de beleza 

Divulgação.
Valéria Valenssa. Foto: Divulgação.

Um dos maiores ícones da televisão brasileira e símbolo de representatividade negra no país, Valéria Valenssa está prestes a comemorar 54 anos e tem muito a dizer quando se trata de empoderamento feminino, fé, beleza e autoestima. Eternizada em nossas memórias como Globeleza, a dançarina e modelo, que estrelou por 14 anos as vinhetas de carnaval da TV Globo, abriu o coração sobre sua relação com o espelho, a liberdade de assumir seu cabelo black ainda na infância, seus primeiros passos na dança, o caminho até a estreia na telinha, procedimento estéticos, entre outros assuntos que deram inspiração para o livro “Beleza Singular – Os 25 Segredos de Valéria Valenssa”. 

A obra, que chega pela editora Tinta Negra, será lançada nas lojas físicas e online nas vésperas do seu aniversário, em 01 de outubro, quando a artista também prepara um grande evento de autógrafos.  

“Esse livro nasceu do desejo de conversar com outras mulheres sobre autoestima de verdade, sobre a nossa luz, nosso corpo, nossa alma. É um espelho, mas também é um abraço”, afirma Valéria Valenssa, completando em seguida: “A verdade é que eu nunca pensei em escrever algo assim, mas eu decidi criar esse livro porque senti um 220 BELEZA SINGULAR desejo muito grande de me aproximar mais das pessoas. Quando publiquei meu primeiro livro, conheci mais de perto cada uma de vocês: a minha comunidade. Há um tempo eu queria escrever um outro livro, mas ainda não sabia o que iria compartilhar. Quando criei o projeto, o meu grande desejo e objetivo com ele era tocar o coração das pessoas”. 

Estreia como autora 

A beldade, que já havia lançado em 2015 o livro “Valeria Valenssa: Uma Vida de Sonhos” – escrito por Laura Bergallo e Josiane Duarte -, estreia agora como autora, passeando por reflexões sobre beleza e espiritualidade, relatos de superação e dicas práticas para o dia a dia, compartilhando aprendizados profundos de uma trajetória que vai da infância no subúrbio carioca à consagração como musa do carnaval brasileiro, sem perder de vista sua essência, fé e disciplina. Ao todo são 224 páginas e 25 capítulos apresentados numa linguagem acessível e afetuosa, direcionada ao público feminino, em especial mulheres negras, periféricas e todas aquelas que desejam viver com autenticidade e amor-próprio num mundo de pressões e padrões excludentes. 

“Eu sempre curti todas as fases da minha vida, entendo que todas as idades são oportunidades que eu ganhei. Hoje, eu tenho 53 anos, mas não entendo a idade como um número que pode me prender numa estação. Não devemos limitar nossos desejos e sonhos. Tudo o que eu vivi, vivi intensamente, por isso eu não sinto saudade de tempos passados a ponto de não curtir o meu presente. Eu vivi muito tudo o que eu tinha para viver e isso faz toda a diferença. A Globeleza foi a concretização de um sonho e eu sabia que não era um trabalho para sempre. No meu trabalho, vivia uma linha muito tênue. Se eu não tivesse desenvolvido uma postura, todo o trabalho poderia ir por água abaixo. O que sustentou o personagem durante muitos anos foi essa minha postura. Isso tirou o personagem de um lugar sexual e levou a Globeleza para um lugar artístico, que é o que ela sempre foi”, refletiu.  

Entrevistas com especialistas 

Além de dicas valiosas e até o passo a passo de sua maquiagem, o livro também reúne entrevistas com profissionais da área da beleza, como o cirurgião plástico Dr. Luiz Paulo Barbosa, responsável pelos primeiros procedimentos estéticos da beldade, uma cirurgia de reparo no nariz em 1994, uma lipoaspiração do abdome e do contorno corporal e a cirurgia de implante de prótese mamária, ambos feitos em 2004. Outros nomes como o cirurgião bucomaxilofacial Dr. Ricardo Camargo, o maquiador Edduh Moraes, a palestrante e mentora Erika Guarnieri, o técnico de atividades coletivas da BodyTech Company e profissional de Educação Física Daniel Guimarães, o médico ortomolecular Dra. Jaqueline Santos, o cardiologista Dr. Ulisses da Cunha, o cirurgião plástico Dr. Fabian Fedrizzi e a fundadora do Instituto Beleza Natural Zica Assis, também compartilharam seus conhecimentos com a beldade.

Sobre Valéria Valenssa 

Valéria da Conceição dos Santos Donner, ou simplesmente Valéria Valenssa, amadureceu diante do público, construiu uma carreira de sucesso e se tornou uma das maiores referências de beleza da televisão brasileira. Nascida em 05 de outubro de 1971, a eterna “Globeleza”, teve uma infância humilde na Pavuna, Bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. E apesar de ainda muito pequena, a garota tímida e muito magra, que adorava brincar de bola de gude e jogar bola com os meninos, já sonhava em ser chacrete, viajar, ganhar dinheiro e ser muito famosa.  

No início de sua adolescência, se mudou para Vila Valqueire, na Zona Oeste. Mesma época em que começou a dar seus primeiros e importantes passos em busca da realização de seus sonhos, fazendo um curso gratuito de modelo. Aos 15 anos, quando já participava de desfiles e figurações em comerciais, venceu seu primeiro concurso, sendo eleita a “Batgirl” numa ação realizada pelo Sesc de Madureira para promover o lançamento do filme Batman.  

Concursos de Beleza 

Valéria também chegou a colecionar outros títulos como “Garota Tropical” e “Garota Charlie Chaplin”. Até que em 1989 disputou o título de “Garota de Ipanema”, sendo a única negra a estar entre as candidatas. O resultado não o esperado pela beldade, mas apesar da quarta colocação, seu charme, simpatia e beleza, não passaram despercebidos pelos jurados, em especial por Hans Donner, que a convidou para fazer seu primeiro trabalho na Globo, que aconteceu em 1990, época em que o jargão ainda era “A Globo faz escola, no Carnaval deita e rola”. 

Fora da emissora no ano seguinte, deixou os holofotes de lado para trabalhar em outras áreas, chegando a atuar como operadora de telemarketing e até vendedora de uma grande rede de lojas de roupas. Mas todos os seus caminhos a levavam ao estrelato, então em 1993, voltou para a emissora, incialmente participando de algumas danças nos programas da casa, até finalmente estrear como “Globeleza”, invadindo as casas de todo o Brasil com seu corpo todo pintado e muito samba no pé, anunciando o carnaval da Globo.  

Valéria Valenssa foi a primeira Globeleza da história, ficando no cargo entre 1991 e 2004. Até quando estava grávida, em 2003, ela gravou a vinheta. Considerada uma das mulheres mais bonitas do Brasil, e uma das maiores musas do carnaval, desfilou por diversas escolas de samba. Sua estreia na Sapucaí foi em 1990 na Caprichosos de Pilares, sua escola de coração. Depois passou por outras agremiações, como Grande Rio, Mocidade Independente de Padre Miguel, Leandro de Itaquera (SP), Acadêmicos do Tucuruvi (SP), Mocidade Alegre (SP), União da Ilha e Portela, onde defendeu o cargo de Rainha de Baterias, entre 1995 e 1999, depois 2005, ficando famosa por desfilar somente pintada, de forma semelhante a que aparecia nas vinhetas.  

Despedida da Globeleza 

Em 2005, aliás, Valéria Valenssa passou o cargo de Globeleza para Giane Carvalho. Ase despedir das vinhetas da Globo, depois de tanto tempo, não foi nada fácil para a beldade, que depois disso precisou lidar com uma depressão e juntar forças para se reinventar e dar sequência a sua carreira.  

Mãe dos jovens João Henrique e José Gabriel, hoje atua como modelo, empresária e influenciadora digital. Em 2019, lançou o seu primeiro livro, intitulado “Valéria Valenssa: 

Uma Vida de Sonhos”, que chegou às livrarias de todo o país em dezembro de 2018. A obra é uma biografia escrita por Laura Bergallo e Joseane Duarte, que revela detalhes contundentes da vida da Globeleza, como a depressão após sair da Globo, o alcoolismo do pai e o acidente de carro que comprometeu a saúde de sua mãe, fazendo com que a menina de apenas 6 anos tivesse que amadurecer precocemente. Além de descrever episódios pouco conhecidos de sua trajetória pela fama.  

Estreia como apresentadora 

Em 2019, iniciou mais um capítulo inédito de sua história, quando entrou pro time do ‘Balanço Geral’, exibido diariamente pela TV Record, para apresentar um quadro na atração. Valeria saia às ruas para conhecer os melhores lugares do Rio de Janeiro e apresentá-los ao público do programa. Além estrear um quadro inteiro dedicado ao empoderamento da mulher negra. Uma jornada que se estendeu até outubro de 2020, quando encerrou seu contrato com a emissora. 

Em 2024, a eterna Globeleza emocionou mais uma vez o público ao voltar a desfilar no carnaval Carioca. Na qualidade de Embaixadora de Maricá, Valéria desfilou pela União de Maricá, escola da série ouro. E bastou pisar no sambódromo do Rio de Janeiro para a eterna Globeleza ser ovacionada pelo público. Ainda em 2024, se prepara para o lançamento do seu segundo livro, reúne alguns segredos de Valéria para conquistar a verdadeira beleza, que de acordo com ela, vem de dentro para fora. 

Novo Livro 

Em 2025 se prepara estrear como autora lançando o livro “Beleza Singular – Os 25 Segredos de Valéria Valenssa”. A obra, que chega pela editora Tinta Negra, será lançada nas lojas físicas e online em 01 de outubro. Dias antes da beldade, que aniversaria em 05 de outubro celebrar seus 54 anos.