Estudo mostra que discurso de ódio cresceu 50% no X após Musk comprar a plataforma

Chip Somodevilla/Pool via REUTERS
O empresário Elon Musk Foto: Chip Somodevilla/Pool via REUTERS

Estudo da Universidade da Califórnia em Berkeley publicado nesta quarta-feira, dia 12, na revista científica Plos One, mostra que o discurso de ódio cresceu 50% na rede social X (novo nome do Twitter) depois que o empresário Elon Musk comprou a plataforma.

O aumentou aconteceu entre outubro de 2022 e maio de 2023, período de cerca de seis meses que sucedeu a compra pelo bilionário.

O estudo mostra que a frequência de posts racistas, homofóbicos e transfóbicos foi 50% maior do que nos meses que antecederam a aquisição. Além disso, robôs e outros tipos de contas falsas não foram reduzidos e podem ter aumentado.

A pesquisa também mostra que o pico persistiu nos meses seguintes. A análise envolveu publicações realizadas na plataforma entre janeiro de 2022 e junho de 2023 e em inglês.

Para classificar publicações como discurso de ódio, os estudiosos usaram um modelo de reconhecimento de linguagem que identifica um comentário “rude, desrespeitoso ou despropositado, provável de fazer alguém deixar uma discussão”.

No entanto, não foi possível medir os efeitos sobre o discurso de ódio coberto com uma linguagem codificada.