Um trabalho conduzido por pesquisadores da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica Jama Network, mostrou que pessoas que andam mais de 7 mil passos todos os dias têm de 50% a 70% menos risco de mortalidade. As informações são do jornal O Globo.

Dar o número de passos condiz com um percurso de 4km a 5km, a depender da altura da pessoa. Mesmo parecendo muito, é importante lembrar que passos dados dentro de casa e em pequenos deslocamentos também são contabilizados.

Para chegar ao resultado, os cientistas acompanharam um grupo de 2.110 adultos, com idades entre 38 e 50 anos, sendo 57,1% de mulheres e 42,1% de negros, por cerca de 10 anos.

Então, os voluntários foram divididos em três grupos: os que davam menos de 7 mil passos por dia, os que andavam de 7 mil a 9.999 passos e aqueles que davam mais de 10 mil passos. A ideia era observar a associação do ritmo diário com a mortalidade prematura, quando o óbito acontece antes dos 65 anos.

Depois, foi concluído que, independentemente do gênero ou etnia, pessoas que davam pelo menos 7 mil passos diariamente tinham de 50% a 70% menos risco de morrer prematuramente do que aqueles que não alcançaram esta marca.