O potencial da nuvem para alavancar a transformação digital em empresas é algo já conhecido há muitos anos. Entretanto, muitas empresas ainda falham em explorar totalmente os recursos das plataformas de cloud. Um estudo da consultoria HFS Research em parceria com a EY aponta que apenas 32% das empresas atingem totalmente os objetivos de suas estratégias de cloud. O estudo foi feito com 508 líderes de tecnologia de empresas que estão entre as maiores 2 mil companhias do mundo.

“65% das organizações afirmaram que a nuvem é uma parte significativa de suas estratégias globais de negócio, mas apenas 32% estão atingindo seus objetivos. Parece haver uma desconexão entre fornecedores e clientes quando se discute transformação de negócio por meio da nuvem. As companhias têm dificuldades em controlar os custos das migrações para a nuvem e, consequentemente, em obter valor para o seu negócio”, diz o relatório.

Apenas um terço das empresas atinge metas de estratégia de nuvem, aponta estudo

O estudo afirma ainda que “as receitas bilionárias dos provedores de nuvem e o marketing em torno do setor parece sugerir que as migrações são em sua maioria bem sucedidas. Por outro lado, os compradores têm dificuldades em obter valor para seus negócios a partir dos investimentos em nuvem. Poucas companhias têm uma estratégia de transformação digital bem definida”.

Mercado mais maduro

Apesar das dificuldades acima citadas, os pesquisadores dizem que houve evolução significativa nas estratégias de nuvem de grandes companhias. “Dois anos atrás, quando perguntávamos sobre estratégias de nuvem, a maior parte das empresas dizia que ainda estava formulando uma. Atualmente a resposta mais comum é que uma estratégia cloud-first já foi estabelecida”, dizem os consultores no estudo.

Por outro lado, o estudo diz que ainda há muito o que evoluir no sentido da integração entre objetivos de negócio e implantação da tecnologia. “Apenas 15% dos consultados mencionaram a criação de novos modelos de negócio a partir da transformação causada pela nuvem. Para empresas maiores, essa jornada é longa. Apenas empresas de menor porte podem se dar ao luxo de priorizar uma mudança de modelo de negócios de forma mais imediata”, observa o relatório.

Caminhos para a transformação

O estudo termina com algumas orientações para uma transformações bem sucedidas. Algumas delas são:

Dados no centro da estratégia – Empresas devem focar em preparar e entregar os dados estruturados para aplicações de nuvem, IA e outras.

Experimentação em produtos – o foco muda de projeto para produto, e o começo e o fim das iniciativas não devem ser claramente demarcados. As operações devem se alinhar ao tempo de vida dos produtos.

Transformação de pessoas – como todas as transformações, um processo cloud-native é sobre pessoas, processos e cultura, mais do que tecnologia. Nesse sentido, empresas devem gerir suas equipes de forma a obter mais velocidade na entrega dos produtos.

Velocidade – Projetos longos e ambiciosos ficaram no passado, e projetos com janelas mais curtas vêm ganhando espaço.