ROMA, 15 OUT (ANSA) – Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (15) apontou que quase 35% da população italiana terá mais de 65 anos até 2050, evidenciando que os habitantes do país europeu estão envelhecendo cada vez mais.
O alerta foi apresentado durante o evento “Investindo para um Envelhecimento Saudável”, realizado em Roma. Atualmente, a proporção de italianos com mais de 65 anos é de 24,7%, mas esse número deve subir para pelo menos 34,6% nos próximos 25 anos.
O estudo revelou que a expectativa de vida no Belpaese é de 83,4 anos, mas o declínio contínuo da taxa de natalidade pode gerar um desequilíbrio cada vez maior entre a população ativa e os aposentados, pressionando os sistemas de previdência social e de saúde.
“Dados atualizados confirmam um crescimento constante da população com mais de 65 anos. Esse fenômeno é acompanhado por uma lacuna crescente entre a expectativa de vida e os anos vividos com boa saúde ou plena independência”, afirmou Roberta Crialesi, diretora do Instituto Nacional de Estatística (Istat).
A especialista também destacou a necessidade da implementação de “políticas estruturadas que transformem o envelhecimento em uma fonte de força, potencializando a contribuição dos idosos para a sociedade e promovendo uma abordagem integrada entre saúde, trabalho e inclusão social”. (ANSA).