Estudo aponta que Michelangelo era canhoto

MILÃO, 08 MAI (ANSA) – O artista italiano Michelangelo (1475-1564), um dos ícones do Renascimento, era canhoto, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira (9) na revista “Clinical Anatomy”.   

De acordo com a pesquisa conduzida pelo italiano Davide Lazzeri, Michelangelo era naturalmente canhoto, mas sempre tentava usar a mão direita, exceto em trabalhos de força, como esculpir, por exemplo. Em entrevista à ANSA, Lazzeri afirmou que comparou os traços nas obras de Michelangelo com o esboço de um retrato da amiga do artista, Vittoria Colonna, feito em 1525 e pintado com a mão direita. Recentemente foi descoberto que ele sofria de artrite em suas mãos.   

“Outro elemento sugestivo é que Michelangelo esculpiu e pintou um crucifixo para a abadia de Santo Spirito, ela é pintada da direita para a esquerda, provavelmente porque naquela época ele era ainda mais habilidoso com a mão esquerda na pintura”, acrescentou Lazzeri.   

Devido ao preconceito que os canhotos sofriam na época, Michelangelo escondia suas habilidades com a mão esquerda, principalmente por conta do contato do artista com o clero.(ANSA)