Estudo aponta que jornada de trabalho 4×3 faz bem à saúde

ROMA, 21 JUL (ANSA) – Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (21) nos Estados Unidos apontou que uma semana com quatro dias de trabalho e três de descanso pode causar melhorias na saúde física e mental dos funcionários, diminuição dos níveis de fadiga e redução dos problemas de sono.   

O estudo conduzido por pesquisadores do Boston College e publicado na revista Nature Human Behavior analisou dados de quase três mil trabalhadores de centenas de empresas na Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido, Irlanda e Estados Unidos que aceitaram reduzir suas jornadas de trabalho.   

“As empresas costumam realizar um processo de reorganização do trabalho no qual atividades de baixo ou nenhum valor, como reuniões desnecessárias, são reduzidas”, afirmaram os estudiosos.   

Os funcionários apresentaram menos fadiga, uma redução drástica do burnout, uma elevada qualidade do sono e melhora geral na percepção da saúde física e mental. Além disso, os efeitos positivos também impactaram a qualidade do trabalho: os participantes relataram aumento da produtividade, graças a uma maior capacidade de organizar as atividades laborais e à redução do trabalho improdutivo.   

“Décadas de pesquisa identificam o local de trabalho como um determinante social fundamental da saúde. Este estudo tem implicações importantes para a compreensão do futuro do trabalho, com a semana de trabalho de quatro dias provavelmente sendo um componente-chave”, afirmaram os pesquisadores, acrescentando que os efeitos já eram visíveis com a redução de cinco horas na jornada semanal. (ANSA).