#estudeofunk lança quinto álbum e reafirma papel como vitrine de talentos

‘EOFunk Vol. 5’ chega às plataformas no dia 29 trazendo o que há de mais atual e diverso na cena funk do RJ

Divulgação.
#estudeofunk lança quinto álbum e reafirma papel como vitrine de talentos. Foto: Divulgação.

O #estudeofunk apresenta seu quinto álbum de estúdio completo, “EOFunk Vol. 5”, consolidando-se como uma das mais relevantes produtoras de funk e plataformas de descoberta e valorização de novos nomes da cena no Brasil. Reunindo 22 MCs e 12 beatmakers do quarto ciclo da residência artística que acontece na Fundição Progresso, o trabalho é fruto de um processo que combina estudo, experimentação e produção musical, resultando em um registro plural que traduz a diversidade de sonoridades, narrativas e abordagens do gênero.

A faixa-foco, “Não é Amor”, parceria entre AYLA e Makz, é uma love song potente. Marcada pelo lirismo e pela alta intensidade estilo Volt Mix, traz um refrão chiclete que promete pegar. O disco destaca-se pela pluralidade do elenco — majoritariamente de artistas do Rio de Janeiro, mas também com representantes de Curitiba, Juiz de Fora, Florianópolis, Macaé e até da Colômbia e Angola — promovendo diálogos entre diferentes territórios e referências musicais. Entre eles, destacam-se nomes como Beatriz Pimenta, que veio morar na cidade exclusivamente para poder vivenciar a experiência do #estudeofunk, além de Cold Jas, que participou da série “Nova Cena” da Netflix, e Paulina da Colômbia, que é dançarina e está lançando sua primeira faixa musical criando um intercâmbio entre a cultura dos dois países.

Com um repertório que transita por diversas vertentes, o álbum mantém a essência dançante e contestadora do funk, ao mesmo tempo em que aponta para novas possibilidades sonoras. Entre os destaques, há funks conscientes como “Fé no Pai” e “Fé na Batalha”; funknejo como “Apaixonada por você”; beats de passinhos como em “Aquecimento do #estudeofunk” e “Passinho do EOF”; brega funk como “Vai me botano”; brincadeiras sensuais como “Come quieto” e “Larga esse trouxa”; momentos de humor com “Exagerado no tempero” e “Pique Carnaval”; referências ao afrobeat em “Atabaque”; além de experimentações que flertam com dance hall, como em “FunkHall”, o Vogue Funk em “De leve” e o R&B em “Me enganei”. O álbum também traz representatividade com um verdadeiro hino lésbico, “Essa é pras meninas”.

Mais do que um lançamento musical, o “EOFUnK Vol.5” reafirma o compromisso do #estudeofunk em incentivar e dar visibilidade a novos talentos, conectando a produção do funk das periferias e centros urbanos a um público amplo e diverso.

“Cada vez mais o #estudeofunk se fortalece como um laboratório criativo e vitrine de inovação cultural. Este álbum é fruto de um trabalho coletivo que reúne vozes potentes e uma musicalidade que revela o funk como gênero transversal, em diálogo com muitas linguagens. O projeto cresce em qualidade e conceito, consolidando uma rede de artistas e lançamentos que anunciam uma nova e poderosa cena do funk nacional.” diz Vanessa Damasco, diretora geral do #estudeofunk.

Este lançamento marca um momento importante para o #estudeofunk, que desde 2022 já formou 200 artistas na sua residência, entre MC’s, beatmakers e dançarinos, chega a 5 álbuns lançados, 6 EPs, diversos singles, além de publicar programas audiovisuais e videoclipes, com mais de 500 mil visualizações no seu canal no Youtube. O elenco do #estudeofunk também já se apresentou em dezenas de shows no Estado do Rio de Janeiro, e realizou três edições do Baile do #estudeofunk. Atualmente, o elenco do projeto está em turnê em 6 cidades do Estado do Rio de Janeiro através do programa Sesc Pulsar. 

O projeto tem o patrocínio da BEATS, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, é contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura e pelo Programa Olhos D’água – Rede Nacional das Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura, do Governo Federal e do Ministério da Cultura através da Lei nº 12.343 de 02/12/2010. A idealização e realização é da Fundição Progresso e Viva Brasil.

Confira clicando aqui.

#estudeofunk lança quinto álbum e reafirma papel como vitrine de talentos

#estudeofunk lança quinto álbum e reafirma papel como vitrine de talentos. Imagem/Divulgação.