Estrelas da Copa: Vlahovic chega como o astro da Sérvia que enfrentará o Brasil

Estrelas da Copa: Vlahovic chega como o astro da Sérvia que enfrentará o Brasil

Com apenas 22 anos de idade, Dusan Vlahovic já desponta como principal nome da seleção da Sérvia. O atacante da Juventus vai estrear em Copas do Mundo no Catar, mas chega badalado pela sua ascensão no futebol europeu, principalmente nas últimas duas temporadas.

Veja também


Natural de Belgrado, na Sérvia, Dusan está acostumado a superar recordes desde a adolescência, quando se tornou o jogador mais jovem a estrear como profissional pelo Partizan aos 16 anos.

Após o início meteórico, Vlahovic foi para Fiorentina com 18 anos, mas com pouco espaço só conseguiu se firmar no clube italiano após dois anos. Além da precisão nas finalizações, o atacante canhoto tem boa mobilidade no ataque, mesmo com 1,90m de altura.

Estrelas da Copa: Vlahovic chega como o astro da Sérvia que enfrentará o Brasil

Vlahovic disputa bola em jogo pela Nations League

“Físico explosivo, chute formidável: Vlahovic parece Batistuta”, foi o título de uma matéria do jornal italiano Gazzetta dello Sport na época.

Em 2022, o camisa nove da Juventus terminou o prêmio Chuteira de Ouro, de maior artilheiro da Europa, em 6° lugar. Foram 23 gols, atrás somente de nomes como Robert Lewandowski, Ciro Immobile, Karim Benzema e Kylian Mbappé.

Comparações

Antes de ser contratado pela Juventus por 75 milhões de euros (R$ 454,2 milhões na ocasião) na última temporada, o centroavante sérvio foi comparado a Gabriel Batistuta, ídolo da Fiorentina, quando atuava pelo clube de Florença. No entanto, o caminho de Dusan seria mesmo a Velha Senhora, algo esperado pelo jogador há muito tempo.

“Eu definitivamente me identifico com o DNA deles. A personalidade da Juventus coincide com a minha personalidade. Quando você está aqui, você nunca desiste, luta o tempo todo e faz os sacrifícios. Isso era definitivamente o que eu estava procurando.”, ressaltou o atacante em entrevista ao The Athletic.

Estrelas da Copa: Vlahovic chega como o astro da Sérvia que enfrentará o Brasil

Vlahovic pela Juventus contra o Benfica na Liga dos Campeões

Além do ex-jogador argentino Batistuta, Vlahovic já foi comparado pelo estilo de jogo e porte físico a Zlatan Ibrahimovic. Sem projetar qualquer paralelo, o atacante da Juventus evita comentar qualquer semelhança entre os dois e afirma que vai trilhar seu caminho.

“Comparar jogadores com grandes campeões que marcaram 400, 500 gols em suas carreiras, que conquistaram 20 ou 30 títulos, provavelmente é um pouco injusto! Não me incomoda, mas também é verdade que quando esses tipos de comparação são feitos e você comete um ou dois erros e as expectativas são exageradas, você é criticado. Todos temos o direito de cometer erros; somos todos humanos. Quero ter minha própria carreira”, ressaltou.

Estrelas da Copa: Vlahovic chega como o astro da Sérvia que enfrentará o Brasil

Dusan Vlahovic passa orientação durante partida pela Juventus

Conexão com o Brasil

Rival da Seleção Brasileira logo na estreia da Copa do Catar, Vlahovic tem relação com o Brasil para além do futebol. Em entrevista ao The Athletic, o atacante revelou que seu livro favorito é “O Alquimista”, obra best-seller do escritor brasileiro Paulo Coelho e traduzida para inúmeros países.

Já quando o assunto é futebol, o sérvio elogiou a Seleção Brasileira e disse que cresceu vendo Ronaldinho Gaúcho brilhar pelos gramados europeus.

“Eu era muito pequeno quando o Ronaldo jogava, mas ele era o máximo. Eu cresci um pouco com o Ronaldinho, que é da minha geração. O Brasil sempre teve jogadores extraordinários. Hoje, eles têm uma Seleção com vários jogadores fenomenais e é uma das melhores equipes do mundo.”, disse em entrevista à TNT Sports.

Estrelas da Copa: Vlahovic chega como o astro da Sérvia que enfrentará o Brasil

Vlahovic em deslocamento para jogo da Juventus

Números de Vlahovic:

Gols na carreira: 97

Gols pela seleção: 8

Partidas pela seleção: 16

Mundiais disputados: 2018 (Rússia)

Títulos com a seleção: Nenhum

Principais títulos na carreira: Campeonato Sérvio (1x) e Taça da Sérvia (2x)