Com apenas 22 anos de idade, Dusan Vlahovic já desponta como principal nome da seleção da Sérvia. O atacante da Juventus vai estrear em Copas do Mundo no Catar, mas chega badalado pela sua ascensão no futebol europeu, principalmente nas últimas duas temporadas.
Veja também
- Saiba valores da fortuna de Gal Costa e com quem ficará o patrimônio milionário
- Apresentadora britânica causa na web ao usar vestido relevador sem nada por baixo
- Imagens fortes: Vídeo mostra dezenas de soldados russos sendo bombardeados por drones
Natural de Belgrado, na Sérvia, Dusan está acostumado a superar recordes desde a adolescência, quando se tornou o jogador mais jovem a estrear como profissional pelo Partizan aos 16 anos.
Após o início meteórico, Vlahovic foi para Fiorentina com 18 anos, mas com pouco espaço só conseguiu se firmar no clube italiano após dois anos. Além da precisão nas finalizações, o atacante canhoto tem boa mobilidade no ataque, mesmo com 1,90m de altura.

Vlahovic disputa bola em jogo pela Nations League
“Físico explosivo, chute formidável: Vlahovic parece Batistuta”, foi o título de uma matéria do jornal italiano Gazzetta dello Sport na época.
Em 2022, o camisa nove da Juventus terminou o prêmio Chuteira de Ouro, de maior artilheiro da Europa, em 6° lugar. Foram 23 gols, atrás somente de nomes como Robert Lewandowski, Ciro Immobile, Karim Benzema e Kylian Mbappé.
Comparações
Antes de ser contratado pela Juventus por 75 milhões de euros (R$ 454,2 milhões na ocasião) na última temporada, o centroavante sérvio foi comparado a Gabriel Batistuta, ídolo da Fiorentina, quando atuava pelo clube de Florença. No entanto, o caminho de Dusan seria mesmo a Velha Senhora, algo esperado pelo jogador há muito tempo.
“Eu definitivamente me identifico com o DNA deles. A personalidade da Juventus coincide com a minha personalidade. Quando você está aqui, você nunca desiste, luta o tempo todo e faz os sacrifícios. Isso era definitivamente o que eu estava procurando.”, ressaltou o atacante em entrevista ao The Athletic.

Vlahovic pela Juventus contra o Benfica na Liga dos Campeões
Além do ex-jogador argentino Batistuta, Vlahovic já foi comparado pelo estilo de jogo e porte físico a Zlatan Ibrahimovic. Sem projetar qualquer paralelo, o atacante da Juventus evita comentar qualquer semelhança entre os dois e afirma que vai trilhar seu caminho.
“Comparar jogadores com grandes campeões que marcaram 400, 500 gols em suas carreiras, que conquistaram 20 ou 30 títulos, provavelmente é um pouco injusto! Não me incomoda, mas também é verdade que quando esses tipos de comparação são feitos e você comete um ou dois erros e as expectativas são exageradas, você é criticado. Todos temos o direito de cometer erros; somos todos humanos. Quero ter minha própria carreira”, ressaltou.

Dusan Vlahovic passa orientação durante partida pela Juventus
Conexão com o Brasil
Rival da Seleção Brasileira logo na estreia da Copa do Catar, Vlahovic tem relação com o Brasil para além do futebol. Em entrevista ao The Athletic, o atacante revelou que seu livro favorito é “O Alquimista”, obra best-seller do escritor brasileiro Paulo Coelho e traduzida para inúmeros países.
Já quando o assunto é futebol, o sérvio elogiou a Seleção Brasileira e disse que cresceu vendo Ronaldinho Gaúcho brilhar pelos gramados europeus.
“Eu era muito pequeno quando o Ronaldo jogava, mas ele era o máximo. Eu cresci um pouco com o Ronaldinho, que é da minha geração. O Brasil sempre teve jogadores extraordinários. Hoje, eles têm uma Seleção com vários jogadores fenomenais e é uma das melhores equipes do mundo.”, disse em entrevista à TNT Sports.

Vlahovic em deslocamento para jogo da Juventus
Números de Vlahovic:
Gols na carreira: 97
Gols pela seleção: 8
Partidas pela seleção: 16
Mundiais disputados: 2018 (Rússia)
Títulos com a seleção: Nenhum
Principais títulos na carreira: Campeonato Sérvio (1x) e Taça da Sérvia (2x)