Estrelas da Copa: Thomas Müller é a experiência na Alemanha

Ronny Hartmann/AFP
Thomas Muller é destaque da Alemanha Foto: Ronny Hartmann/AFP

Campeão do mundo em 2014, Thomas Müller é um dos poucos remanescentes do título da Alemanha no Brasil. Aos 33 anos, o jogador do Bayern de Munique é um dos atletas mais experientes do elenco e será um dos líderes da seleção alemã na Copa do Mundo do Catar.

Müller vai desembarcar no Mundial ao lado de um elenco mais novo, cheio de jovens talentos, e deve ser a ponte de ligação entre a pressão do torneio e os jogadores sem experiência. Há 13 anos na seleção, o jogador também pode contribuir de forma técnica e tática com a equipe de Hans Flick.

Estrelas da Copa: Thomas Müller é a experiência na Alemanha

Müller em ação pela Alemanha durante a Nations League

Um dos grandes artilheiros da história do Mundial, o meia-atacante acumula 10 gols em 14 jogos disputados. No Catar, Müller não só vai buscar o título, como também inflar seus números pessoais e, quem sabe, alcançar o compatriota Miroslav Klose, maior goleador de todas as Copas.

Na atual temporada, sua décima quarta pela categoria de profissionais do Bayern de Munique, o jogador disputou 15 jogos, anotou três gols e seis assistências. Formado nas categorias de base do clube da Baviera, Müller nunca defendeu outras cores que não fossem da equipe alemã.

Estrelas da Copa: Thomas Müller é a experiência na Alemanha

Thomas durante um jogo do Bayern de Munique no Campeonato Alemão

Apesar dos números abaixo na metade da temporada, Thomas pode surpreender no Catar e se tornar um dos goleadores do torneio. A trajetória do jogador na primeira fase será contra Espanha, Japão e Costa Rica, com as duas últimas seleções podendo ter a defesa vazada mais facilmente pelos gols do alemão.

Números de Thomas Müller:

Gols na carreira: 290

Gols pela seleção: 44

Partidas pela seleção: 118

Mundiais disputados: 2010 (África do Sul), 2014 (Brasil) e 2018 (Rússia)

Títulos com a seleção: Copa do Mundo (2014)

Principais títulos na carreira: Champions League (2x), Mundial de Clubes (2x), Supercopa da Europa (2x) e Campeonato Alemão (11x), além de diversas taças nacionais na Alemanha