07/11/2022 - 20:00
Autor do gol que colocou Senegal na Copa do Mundo, Sadio Mané é um dos jogadores mais queridos por torcedores de seu país. Hoje jogador do Bayern de Munique, o atacante fez história com a camisa do Liverpool e se tornou internacionalmente conhecido.
Camisa 10 da seleção nacional, Mané também foi o responsável por marcar o gol do título da Copa Africana de Nações, competição que Senegal nunca havia conquistado em sua história. A comemoração do título parou o país africano e transformou o jogador em um dos maiores símbolos dos senegaleses.
No Mundial deste ano, Mané e sua seleção vão iniciar a trajetória rumo ao título no grupo A, contra o Catar, país sede da competição, Equador e Holanda. Em sua terceira participação em Copas do Mundo, Senegal busca alcançar a grande campanha de 2002, quando chegou às quartas de final da competição, e conta com o atacante do Bayern de Munique para repetir o feito.
Aos 30 anos, Mané acumula 92 jogos pela seleção e soma 33 gols e 20 assistências pela equipe senegalesa. Em Copas do Mundo, contudo, o atacante tem apenas um gol marcado, na edição de 2018, seu primeiro Mundial junto de Senegal.
Em junho deste ano, durante a janela de transferências europeias, Mané trocou o Liverpool pelo Bayern de Munique e apostou em um novo país e cultura para chegar preparado ao Catar. Experiente e um dos líderes do grupo, o camisa 10 de Senegal pode aproveitar a versatilidade do Campeonato Alemão para ser decisivo na Copa do Mundo.
Conhecido pelo amor ao seu país e por ajudar a população local constantemente, Mané quer repetir a história da Copa Africana de Nações, mas desta vez na Copa do Mundo, e deixar seus compatriotas novamente felizes.
Na fase de grupos, Mané certamente será um dos grandes destaques da Copa. Resta saber se, ao decorrer da competição, o atacante vai repetir as boas atuações e levar Senegal para sua melhor participação em Mundiais desde 2002.
Números de Mané:
Gols na carreira: 236
Gols pela seleção: 33
Partidas pela seleção: 92
Mundiais disputados: 2018 (Rússia)
Títulos com a seleção: Copa Africana de Nações (2022)
Principais títulos na carreira: Champions League (1x), Mundial de Clubes (1x), Supercopa da Europa (1x) e Campeonato Inglês (1x), além de diversas taças nacionais na Inglaterra