Depois de várias participações com algum nome de destaque, a Austrália chega sem o atleta decisivo para a Copa no Catar. Em anos anteriores, você olharia para o elenco e encontraria nomes famosos e até decisivos, como Tim Chaill, Harry Kewell, Mark Viduka, Mark Bresciano e Mark Schwarzer. Agora, porém, não é mais assim.

Com uma intensa renovação e muitos novatos no plantel, a responsabilidade cai toda nos ombros de Mathew Leckie, atacante de 31 anos que parte para o seu terceiro Mundial.

Estrelas da Copa: Pouco badalado, Mathew Leckie é esperança de gols da zebra Austrália
Mathew Leckie é a esperança de gols da Austrália

Depois de anos atuando no futebol alemão, Leckie voltou ao país natal em 2021 e atua no Melbourne City. Apesar de ‘escondido’ do grande cenário do futebol, ainda é muito valorizado pelos torcedores da seleção e é a grande esperança de gols no torneio que começa em novembro.

Ainda que não seja o nome mais badalado do Mundial, talvez passando bem longe disso, Leckie quer aproveitar os poucos holofotes para fazer bonito, mas sabe que não vai ter facilidade no grupo com França, Dinamarca e Tunísia, além das companhias dos igualmente decisivos companheiros Jackson Irvine e Aaron Mooy.

Números de Mathew Leckie:

Gols na carreira: 67

Gols pela seleção: 13

Partidas pela seleção: 73

Mundiais disputados: 2014 (Brasil) e 2018 (Rússia)

Títulos com a seleção: Copa da Ásia (2015)

Principais títulos na carreira: Segunda divisão do Campeonato Alemão (1x)