Polêmico, ousado e alegre. Sim, esse é Neymar Jr., principal estrela do Brasil para a Copa do Mundo. Grande esperança brasileira na busca pelo hexacampeonato há alguns anos, o camisa 10 de Tite tem um desejo para o Catar: conquistar a sexta estrela para seu país.
Constantemente criticado por parte dos torcedores brasileiros, Neymar é autêntico. Com estilo próprio de jogo, o atacante do Paris Saint-Germain é a peça central no comando da Seleção Brasileira rumo ao título.
Desde que despontou no Santos, lá em 2009, o camisa 10 é alvo da mídia e de torcedores. Mesmo sendo o segundo maior artilheiro da seleção e o maior assistente da amarelinha, Neymar é marcado por nunca ter conquistado uma Copa por seu país, coisa que nomes como Ronaldo Fenômeno e Romário, apesar de polêmicos, conseguiram.
No Catar, Neymar terá a chance de espantar os fantasmas das Copas anteriores. Fora do torneio na África do Sul, em 2010, NJ viu sua chance de disputar seu primeiro Mundial em 2014, justamente no Brasil. O destino, contudo, não foi generoso com o craque, que perdeu o restante da competição após sofrer uma dura entrada na coluna, feita por Camilo Zúñiga, então lateral-direito da Colômbia.
Quatro anos depois, o brasileiro desembarcou na Rússia com sede de vitória. Apesar da boa preparação realizada, Neymar novamente ficou distante do título da Copa do Mundo, vendo o Brasil ser eliminado nas quartas de final para a Bélgica.
Neste ano, Neymar vai chegar ao Catar sob os olhares desconfiados de diversos torcedores, que estão divididos entre os céticos, que não acreditam num bom desempenho do jogador no Mundial, e entre os esperançosos, que seguem imaginando o camisa 10 como a principal estrela de uma conquista muito desejada.
Polêmico, ousado e alegre, NJ certamente não será diferente no Mundial. Os estádios do Catar serão grandes palcos para Neymar confirmar as expectativas colocadas nele quando surgiu como estrela no Santos, ou uma lembrança amarga de nunca ter conquistado uma Copa do Mundo.
Números de Neymar:
Gols na carreira: 431
Gols pela seleção: 75
Partidas pela seleção: 121
Mundiais disputados: 2014 (Brasil) e 2018 (Rússia)
Títulos com a seleção: Copa das Confederações (2013)
Principais títulos na carreira: Champions League (1x), Mundial de Clubes (1x), Supercopa da Europa (1x), Libertadores da América (1x), Campeonato Espanhol (2x) e Campeonato Francês (4x), além de diversas taças nacionais nos países em que atuou