Maior referência da Polônia para a Copa do Mundo no Catar, Robert Lewandowski assusta como o seu poder de finalização. O Melhor jogador do mundo em 2020 e 2021 será a principal arma no ataque polonês e passará por ele as chances de uma vida para além da fase de grupos, algo que não acontece desde o mundial de 1982, na Espanha, quando a Polônia alcançou o terceiro lugar.
Aos 34 anos, Lewa realizou, recentemente, o sonho de jogar no Barcelona. Multicampeão pelo Bayer de Munique, o camisa 9 do Barça chega com moral por onde passa, mas ainda falta um grande feito pela seleção polonesa.

Lewandowski com semblante preocupado pela seleção da Polônia
“A pressão que vem com a expectativa dos nossos torcedores e de todo o país é enorme, e estou consciente disso. Eu tenho e quero sentir-me motivado para mostrar a eles o que posso fazer no campo. Tenho de sempre encontrar a solução e tentar dar o meu melhor”, disse o atacante em entrevista para o site da Fifa.
Com um início tímido na Polônia, Robert passou por clubes do país até ser contratado pelo Borussia Dortmund em 2010. A partir daí, o futebol do atacante polonês deu um salto e o colocou na prateleira dos principais jogadores do mundo.

Robert Lewandowski atuando pela seleção da Polônia
Vida fitness e inspiração nos pais
Esposa do camisa 9 do Barcelona, Anna Lewandowska, é Youtuber, personal trainner, ex-atleta, celebridade na Polônia, e mãe de duas meninas, além de ser uma das chaves para o sucesso do marido no futebol. É ela quem cuida da alimentação de Lewa e faz com que o jogador esteja sempre de bem com a balança.

Lewandowski e a esposa Anna Lewandowska na premiação de melhor do mundo
Poucos sabem, mas além da esposa, Lewa também é formado em Educação Física. A formação também foi inspirada pelos pais, Krzysztof Lewandowski, um jogador de futebol na juventude que virou judoca de alto rendimento, e Iwona Lewandowska, jogadora da Associação Acadêmica Esportiva Varsóvia, time da primeira divisão do vôlei polonês.
Infelizmente, o pai de Lewa não pode ver o sucesso do filho no futebol profissional. Krzysztof foi vítima de um acidente vascular cerebral.
Missão difícil nas ‘Águias Brancas’
Para além da faixa de capitão, Lewa assume quase todas as lideranças na seleção da Polônia. É inevitável pensar na equipe polonesa sem seu principal astro. Até aqui, Robert já vestiu por 134 vezes a camisa da seleção, marcou 76 gols e deu 29 assistências.

Robert Lewandowski durante aquecimento pela Polônia
Diferente das equipes em que jogou, Lewa não possui a mesma qualidade dos companheiros de seleção, comparados com os dos clubes. Com isso, o camisa 9 terá uma dura missão de conseguir levar sua seleção o mais adiante possível no Catar.
Na Rússia, nem Lewandwski conseguiu evitar que a Polônia caísse na fase de grupos. Agora, as “Águias Brancas” estão em um grupo mais aberto. Ao lado de Argentina, México e Arábia Saudita, os poloneses têm chances de garantir uma vaga nas oitavas.

Números de Lewandowski:
Gols na carreira: 603
Gols pela seleção: 76
Partidas pela seleção: 134
Mundiais disputados: 2018 (Rússia)
Títulos com a seleção: Nenhum
Principais títulos na carreira: Champions League (1x), Mundial de Clubes (1x), Supercopa da Europa (1x) e Campeonato Alemão (10x), além de diversas taças nacionais nos países em que atuou