Recentemente contratado pelo Monaco, da França, Takumi Minamino vai à Copa do Mundo do Catar com a missão de liderar o ataque do Japão no torneio. Aos 27 anos, o atacante tem um perfil versátil que combina com diversas formas de jogo.

Minamino tem como ponte forte a habilidade e o uso da velocidade para superar a marcação adversária. Revelado pelo Cerezo Osaka, o japonês foi contratado em 2015 pelo RB Salzburg, da Áustria. Com atuações de destaque, o jogador foi contratado em 2020 pelo Liverpool, sendo reserva imediato do trio Salah, Firmino e Mané.

“Sou o primeiro jogador japonês a jogar pelo Liverpool. Ao jogar por este clube, espero que as crianças no Japão vejam esses grandes clubes da Europa como um objetivo e não como um sonho e os inspire a trabalhar duro e gostar de jogar futebol”, disse o atacante em entrevista para Federação Japonesa de Futebol em julho deste ano.

Takumi Minamino comemora título da Taça da Liga da Inglaterra pelo Liverpool

No entanto, o jogador não conseguiu se firmar e foi emprestado ao Southampton. Neste ano, Takumi foi vendido ao Monaco por 15 milhões de euros.

Já na seleção japonesa, Takumi costuma ser o jogador mais acionado do ataque e é considerado uma referência. Além disso, Minamino foi peça essencial na campanha das Eliminatórias, que classificou o Japão para Copa. O meia-atacante marcou em sete jogos consecutivos e ainda abasteceu seus companheiros com assistências e criação de jogadas. O jogador do Monaco acumula 43 jogos, 17 gols marcados e oito assistências pelos samurais.

Takumi Minamino cercado por quatro marcadores australianos

Falta conquista com a seleção

Para sua primeira Copa do Mundo, Minamino chega com uma vasta experiência e multicampeão no futebol europeu. Hexcampeão austríaco pelo RB Salzburg, o japonês ainda acumula os títulos de Campeão inglês, Taça da Liga Inglesa e Copa da Liga Inglesa, ambos com pelo Liverpool. O camisa 10 dos Samurais passou perto de dar ao povo nipônico o título da Copa da Ásia em 2019. Entretanto, os japoneses perderam a final para o Catar, anfitrião do mundial deste ano.

Takumi Minamino espera finalização de jogada

Números de Minamino:

Gols na carreira: 115

Gols pela seleção: 17

Partidas pela seleção: 43

Mundiais disputados: Nenhum

Títulos com a seleção: Nenhum

Principais títulos na carreira: Campeonato Austríaco (6x) e Campeonato Inglês (1x), além das diversas taças nos países em que atuou