Com 106 participações desde 2011, Granit Xhaka é uma espécie de símbolo recente da seleção suíça. Aos 30 anos, o jogador do Arsenal, da Inglaterra, se encaminha para sua terceira Copa do Mundo consecutiva pronto para tomar o protagonismo do time que tenta dar o salto definitivo em busca da glória.
Considerado veterano no meio de uma seleção que abriga jovens promissores, Xhaka é um volante de marcação dura e, por isso, acabou tornando-se o capitão da Suíça. Mesmo assim, apesar da idolatria incontestável em seu país, alterna momentos de amor e ódio com a torcida do Arsenal, clube que defende desde 2016.
![Estrelas da Copa: Ídolo e polêmico, Granit Xhaka quer ajudar Suíça a fazer história na Copa 1 Estrelas da Copa: Ídolo e polêmico, Granit Xhaka quer ajudar Suíça a fazer história na Copa](https://istoe.com.br/wp-content/uploads/2022/10/granit-xhaka-300x202.jpg?x29807)
Granit Xhaka em ação pelo Arsenal, clube que defende desde 2016
Nascido na Suíça, Xhaka é de uma família com ascendência albanesa e que viveu muito tempo em Kosovo, território então pertencente à Iugoslávia. O orgulho pelas origens dos familiares quase causou um incidente diplomático na última Copa do Mundo, no jogo contra a Sérvia, curiosamente país vai encarar novamente em 2022.
Na segunda rodada do Grupo E, a Suíça virou a partida contra os sérvios. Nos gols marcados, Xhaka e o colega Xherdan Shaqiri comemoraram fazendo o gesto de uma águia, que se assemelha com o símbolo da bandeira da Albânia. A comemoração foi uma maneira de provocar a Sérvia, que também fazia parte da antiga Iugoslávia, e acabou gerando uma multa aplicada pela FIFA.
Pela seleção, Xhaka já possui 106 partidas disputadas e 12 gols marcados. Pela posição em que atua, é difícil mesmo que seja um artilheiro, mas já foi guardou bolas na rede nas duas Copas que disputou até o momento. Vem mais por aí no Catar?
Números de Xhaka:
Gols na carreira: 42
Gols pela seleção: 12
Partidas pela seleção: 106
Mundiais disputados: 2014 (Brasil) e 2018 (Rússia)
Títulos com a seleção: Nenhum
Principais títulos na carreira: Campeonato Suíço (2x), além de diversas taças nacionais nos países em que atuou